20-9-2021

Não há dúvida que a ilha da Madeira é um dos locais mais especiais do país – e do Mundo! Quer faça uma visita sozinho, com amigos ou em família, a ilha oferece vistas e experiências sem igual. Quando vier até à Madeira, não pode perder nenhum dos seus lugares mais únicos. Por isso, reunimos um conjunto de sugestões para o ajudar a preparar um itinerário bem completo.

Praia da Calheta

Localizada no sudoeste da ilha, esta é uma das praias mais conhecidas e encontra-se protegida por molhes. Na Praia da Calheta, pode contar com uma grande área de areia amarela e um mar de água calma e morna. Para além disso, ainda se proporcionam serviços de espreguiçadeiras e atividades aquáticas.

Jardim Botânico da Madeira

Um jardim perfeito para qualquer passeio matinal ou ao fim do dia. O Jardim Botânico da Madeira possui uma flora espantosa, a contar com mais de 2000 plantas exóticas vindas de todos os cantos do Mundo. Não só pode ficar a conhecer tudo sobre árvores, flores e arbustos, como também pode desfrutar de exposições e de vistas fascinantes sobre o Funchal.

Câmara de Lobos

Câmara de Lobos é uma pequena vila madeirense por onde vale sempre a pena passar, quer seja pelas suas atividades culturais, como para descobrir os típicos barcos de pesca coloridos, situados no centro histórico. Ao lado da vila, também vai poder encontrar uma das falésias mais altas da Europa, o Cabo Girão – com um miradouro e vistas panorâmicas inacreditáveis.

Muralha’s Bar

Situado na vila piscatória do Caniçal, este é o restaurante perfeito para disfrutar da gastronomia madeirense. Desde as lapas grelhadas, ao bolo do caco e sem esquecer a cerveja Coral, o restaurante e bar Muralhas é um ponto de passagem obrigatório – e delicioso – para qualquer visita à ilha.

Pico Areeiro

Se não estiver cansado das vistas fantásticas, sugerimos que passe pelo Miradouro do Pico do Areeiro, a mais de 1817 metros de altitude. Para além da espantosa vista panorâmica que oferece, este lugar corresponde ao ponto de partida de um percurso pedestre até ao ponto mais alto da Madeira – o Pico Ruivo.

Mercado dos Lavradores

Este é mais um dos spots que não pode nem deve perder da Madeira. É no Mercado dos Lavradores que vai poder encontrar as flores e frutos mais exóticos da ilha. No meio dos vários produtos, de diferentes cores e feitios, divirta-se com a sua família e tente identificar o nome deles.

Piscinas Naturais de Porto Moniz e Seixal

Para além das praias, a ilha da Madeira também oferece piscinas naturais espantosas. As mais conhecidas são as de Porto Moniz, limitadas por rochas de origem vulcânica e com água transparente. Vai um mergulho?

Forum Madeira

Antes de voltar para casa, há mais um must para visitar – o nosso Forum. Situado no complexo balnear do Lido, é o único centro comercial a proporcionar vistas privilegiadas, tanto para o mar como para as montanhas. Com o seu espaço ao ar livre e jardins exteriores, o Forum Madeira oferece uma experiência de compras única.

Fontes

https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g1178726-d8826027-Reviews-Calheta_Beach-Calheta_Madeira_Madeira_Islands.html

http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/explorar/detalhe/jardim-botanico-da-madeira-engenheiro-rui-vieira-

http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/a-madeira/localidades/camara-de-lobos

https://w360.pt/viagens/dicas-cozinha/estes-sao-os-melhores-restaurantes-para-comer-e-conhecer-a-gastronomia-da-madeira/

http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/explorar/detalhe/miradouro-do-pico-do-areeiro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Piscinas_Naturais_do_Porto_Moniz