DICAS PARA PRESERVAR UMA BOA VISÃO

Os olhos são órgãos muito sensíveis e uma boa visão é fundamental para garantir bem-estar no nosso dia-a-dia.

Queremos ajudá-lo a ver o melhor possível, em qualquer situação. Por isso, deixamos-lhe um conjunto de sugestões para preservar uma visão saudável e duradoura. Já conhecia alguma destas dicas?

 

Reduzir o tempo de ecrã

Ao forçar os olhos e fazer com que pisquem menos, o uso prolongado de dispositivos eletrónicos provoca um maior cansaço visual e perturbação da visão, entre outros problemas. Experimente comprar uns óculos com proteção Bluefilter na nossa MultiOpticas e agendar as suas pausas de ecrã – pelo menos – de hora em hora, com a ajuda de um alarme.

Manter hábitos de higiene visual

Desde a maquilhagem fora de validade, às lentes de contacto mal limpas, é fundamental ter cuidado com todos os produtos que colocamos nos nossos olhos. Ao não manter uma boa higiene visual, pode habilitar-se a ter alergias ou contaminações graves, que podem vir a perturbar a sua visão.

Visitar o oftalmologista com frequência

Desde a pressão dos olhos, até aos níveis de miopia ou estigmatismo, são vários os critérios que devem ser vigiados pelos oftalmologistas. Na maioria dos casos, os médicos identificam os problemas antes deles aparecem, ou quando estes ainda podem ser solucionados. Marque uma consulta de oftalmologia pelo menos uma vez por ano para monitorizar a saúde dos seus olhos.

Manter uma alimentação equilibrada

É sobretudo a partir dos 50 anos que as probabilidades de sofrer de doenças da vista começam a aumentar. Para reduzir esse risco, é importante manter uma alimentação rica em antioxidantes, zinco e vitaminas A, E e D. O consumo de alimentos com estas propriedades pode atrasar o surgimento das doenças e ajudar a proteger os olhos em várias ocasiões.

Não fumar

Como todos sabemos, fumar tem um impacto negativo geral no nosso corpo – e mente – e os olhos não são exceção. Fumar cigarros pode comprometer a circulação sanguínea da retina, reduzindo o número de antioxidantes no sangue e afetando gravemente a visão. Quanto mais depressa deixar de fumar, menor é a probabilidade de sofrer de doenças oculares.